Sociedade

Polícia do RS faz operação contra grupo que simulava contas do governo gaúcho para desviar doações

Grupo criminoso de São Paulo criou perfis falsos nas redes sociais para induzir população ao erro

Polícia Civil do RS na Operação Dilúvio Moral contra fraudes de contas para recebimento de doações. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com apoio da polícia de São Paulo, realizou, nesta quarta-feira 15, uma operação que tem como alvo suspeitos de fraudar contas oficiais do governo gaúcho para desviar doações destinadas aos atingidos pelas enchentes no estado. 

Os mandados foram cumpridos na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Um homem e uma mulher foram presos. Ao menos cinco contas bancárias usadas pelo grupo foram bloqueadas. 

Há outros suspeitos que continuam sendo procurados pela polícia na manhã desta quinta-feira 16. 

Além das contas bancárias, o grupo teria criado diversos perfis falsos em redes sociais, simulando as redes oficiais do governo gaúcho. Com esse aparato, os criminosos iniciaram forte campanha para recebimento de doação. Os valores arrecadados, porém, foram destinados para contas correntes de pessoas físicas. 

Conforme explica a polícia gaúcha, como a fraude foi iniciada logo nos primeiros dias da calamidade, os criminosos induziram ao erro muitas pessoas “que imaginaram contribuir para a campanha de reestruturação do estado, quando, na verdade, foram vítimas de uma associação criminosa paulista.”

O montantes desviado não foi informado.

Apurações do Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo verificaram mais de 50 casos envolvendo fraude em doações ao Rio Grande do Sul. Ao todo 15 páginas criminosas já foram tiradas do ar até o momento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo