Política

Maioria dos eleitores arrependidos de Bolsonaro deve votar em Lula, revela pesquisa

Levantamento sobre o bolsonarismo no Brasil mostra que os arrependidos rejeitam o presidente porque se sentem traídos e decepcionados

Apoie Siga-nos no

A maioria dos eleitores que votaram no presidente Jair Bolsonaro em 2018 e se arrependeram deve optar pelo ex-presidente Lula no pleito de 2022. É o que revela a pesquisa inédita Bolsonarismo no Brasil divulgada nesta sexta-feira 20.

De acordo com o levantamento, os arrependidos manifestam altíssima rejeição a Bolsonaro, expressa pelos sentimentos de traição e de decepção.

“Diversos entrevistados afirmam que se trata do “maior arrependimento da vida”. Uma parcela desses eleitores gostaria de uma terceira via, pois também não desejam votar em Lula (ou no PT). Contudo, uma expressiva maioria defende de modo convicto o voto em Lula (especialmente no 2ºturno)”, diz o documento.

“Chama atenção que tais eleitores narram as conquistas do governo Lula de modo nostálgico. Já os apoiadores moderados afirmam que seguem votando em Bolsonaro se a situação continuar como está, enquanto os mais fiéis – geralmente evangélicos – não mudariam o voto em nenhuma circunstância.”

A pesquisa aponta ainda que maioria dos participantes — em todas as cidades — não conhecia Bolsonaro antes da campanha de 2018.

“A maioria expressiva dos entrevistados foi motivada pelo antipetismo e pelo desejo de ruptura com a classe política tradicional, vista como corrupta e auto interessada”,  revela o levantamento. “Dentre o segmento de arrependidos da classe A/B esse sentimento de repúdio da política tradicional continua forte para a orientação do voto.”

O levantamento foi realizado pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública, o Lemep para o Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Confira a íntegra:

BOLSONARISMO_NO_BRASIL (1)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar