Sociedade

Nordeste

Falta de energia pode ter sido causada por falha em sistema de proteção

por Agência Brasil publicado 04/02/2011 14h49, última modificação 04/02/2011 14h49
Ministro de Minas e Energia disse que ainda não há informações sobre o que ocasionou o apagão em sete estados nordestinos na madrugada desta sexta-feira 4. A energia foi gradualmente restabelecida até as 5 horas

Por Sabrina Craide, da Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (4) que ainda não há informações sobre a verdadeira causa do apagão que atingiu sete estados do Nordeste na madrugada de hoje (4). Segundo ele, entretanto, o problema provavelmente foi gerado por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, que fica na fronteira entre Pernambuco e Bahia.

De acordo com o ministro, houve inicialmente o desligamento de um circuito da subestação. Quando foi acionado o religamento, o sistema pode ter entendido que houve uma sobrecarga de energia e se autoprotegeu, desligando automaticamente várias linhas de transmissão do Nordeste.

Lobão anunciou que, na próxima segunda-feira (7), haverá uma reunião com representantes do ministério, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) para examinar, em conjunto, as causas e as providências que deverão ser tomadas.

“Todo o sistema elétrico do país está trabalhando intensamente não só para que isso não se repita como para que se determine com precisão as causas de tudo.”

Ele informou a situação à presidenta Dilma Rousseff, que pediu que todas as providências sejam tomadas para que o blecaute não volte a ocorrer.

Lobão disse que o episódio desta madrugada ocorre em todos os países do mundo e lembrou que uma comissão já foi criada com o intuito de encontrar soluções para que não haja problemas de interrupção de energia durante eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “Estamos tomando todas as providências, não queremos ser surpreendidos.”

A energia foi restabelecida em momentos diferentes nos estados atingidos, a partir da 1h até as 5h da manhã. O apagão atingiu os estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, de Alagoas, de Sergipe e da Bahia.

registrado em: Sociedade