Sociedade

Djamila Ribeiro ganha prêmio holandês por produção cultural de destaque

A filósofa brasileira foi premiada com o Prince Claus Award 2019, que destaca as obras de Djamila sobre o feminismo negro no País

Djamila Ribeiro lança seu novo livro e participa de debates
Apoie Siga-nos no

A escritora e filósofa Djamila Ribeiro foi uma das premiadas pelo prêmio Prince Claus 2019, que é oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Holanda a personalidades que se destacam pela atuação no desenvolvimento cultural de algum país. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira 05.

A premiação destaca Djamila como uma das “mais influentes líderes do movimento das mulheres negras” no Brasil, o que inclui a obra “Quem tem medo do feminismo negro?”, uma coletânea de artigos publicados no site de CartaCapital entre 2014 e 2017, e a criação do Selo Sueli Carneiro, “uma coleção que publica autores negros à preços acessíveis”, destaca o site da premiação.

“Ao redor de todo o mundo, existem pessoas extraordinárias trabalhando ativamente no campo cultural, muitas atuando em áreas onde as expressões culturais passam por desafios. Todos os anos, nós homenageamos um seleto grupo de indivíduos cujo excelente trabalho tem um impacto positivo em suas sociedades”, descreve o portal do Price Claus.

O prêmio existe desde 1997, e a premiação acontecerá no dia 4 de dezembro, no Palácio Real de Amsterdam.

Djamila Ribeiro é mestre em filosofia política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e foi foi secretária-adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Recentemente, esteve na França e na Bélgica para promover o lançamento de algumas de suas obras em francês.

“Eu faço o que acredito, faço porque realmente creio na luta, mas se há o reconhecimento internacional disso, fico feliz. Sobretudo porque não é fácil, são muitos obstáculos, ataques, fake news. Então, saber que nosso trabalho é reconhecido, saber o impacto que estamos causando, é fortalecedor.”, escreveu a filósofa em uma rede social ao anunciar sobre o prêmio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo