Política

Senador propõe que hospitais universitários ofereçam de graça medicamentos à base de cannabis

Cabe ao presidente da Ebserh, Arthur Chioro, se pronunciar sobre a viabilidade da proposta em até 30 dias

Coletiva de imprensa sobre atos terroristas no Congresso Nacional. Participa: vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) propôs ao governo Lula (PT) que hospitais universitários geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares passem a oferecer gratuitamente medicamentos à base de cannabis. A sugestão foi protocolada na última segunda-feira 19.

Agora, cabe ao presidente da Ebserh, Arthur Chioro, se pronunciar sobre a viabilidade da proposta em até 30 dias. Por se tratar de uma indicação, a eventual adoção da medida não precisaria passar pelo aval do Congresso Nacional.

Os medicamentos seriam oferecidos em ambulatórios ou serviços especializados, que também trabalhariam na pesquisa clínica sobre esse tipo de tratamento, segundo o emedebista.

Na justificativa, Veneziano ainda diz ser “urgente” apresentar uma solução à legalidade do uso medicinal de derivados da cannabis e cobra a inclusão das substâncias nos serviços fornecidos pelo Sistema Único de Saúde.

“O uso medicinal de derivados da cannabis já é uma realidade que tem trazido bons resultados no tratamento de doenças e condições como Parkinson, epilepsia e autismo (…), e também no manejo de pacientes sem alternativas terapêuticas e em situações clínicas irreversíveis ou terminais”, escreveu o parlamentar.

Em março passado, o governo Lula defendeu no Superior Tribunal de Justiça o cultivo da cannabis para fins medicinais, conforme mostrou CartaCapital. À época, o argumento era que a liberação contribuiria para “sanar as obscuridades do atual marco regulatório”.

Enquanto não há um entendimento sobre o tema, famílias que necessitam da substância para sobreviver têm recorrido à Justiça.

Na Câmara, um projeto que concede à União poder para liberar o plantio, a cultura e a colheita de qualquer variedade de cannabis está travado por resistência de deputados conservadores e ligados à bancada evangélica.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo