Saúde

São Paulo anuncia dose extra da vacina contra a Covid para todos os adultos

A dose de reforço começa a ser aplicada nesta quinta-feira 18, conforme nova orientação do Plano Estadual de Imunização

Vacina para todos é um lema mundial. (Foto: Cristine Rochol/Prefeitura de Porto Alegre)
Apoie Siga-nos no

O governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira 17, o início da aplicação da terceira dose da imunização contra a Covid-19 para todos os maiores de 18 anos. 

A partir de quinta-feira 18, toda a população adulta do estado poderá se vacinar com a dose adicional, conforme orienta atualmente o Plano Estadual de Imunização. 

O intervalo para a aplicação da dose extra também foi reduzido, de 6 para 5 meses. 

Pela regra, as secretarias de Saúde dos estados e municípios deverão implementar a mudança e todas as pessoas acima dos 18 anos, independentemente da profissão, deverão receber uma dose de reforço.

Antes, a dose adicional era recomendada apenas aos maiores de 60 anos, aos profissionais de saúde e aos imunossuprimidos. 

O estado prevê que 710 mil pessoas já estão aptas a receber a terceira dose. Até o momento, 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose adicional e outras 2,4 milhões com esquema completo já podem receber a dose de reforço no estado. 

“Neste momento podem se vacinar quem tomou a segunda dose entre janeiro e junho, pois já estão com intervalo de cinco meses. Assim, em dezembro, quem tomou a segunda dose em julho já poderá receber a dose adicional”, destacou Regiane de Paula, Coordenadora do PEI.

 

Ministério da Saúde também prevê nova dose

Nesta terça-feira 16, o Ministério da Saúde anunciou a nova diretriz do Programa Nacional de Imunização que prevê a aplicação de doses adicionais para adultos, em um sistema de vacinação cruzada. 

Isso significa que o reforço deverá ser feito com um imunizante diferente dos dois anteriores, mas que tenha a mesma tecnologia. 

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, estudos científicos realizados pela Fiocruz para avaliar a aplicação da terceira dose foram determinantes na decisão do encurtamento do prazo de vacinação.

Em todo o País, cerca de 158 milhões de pessoas devem receber a dose extra. Até agora, 12,7 milhões de vacinas foram aplicadas e a Saúde prevê atingir 12,5 milhões em novembro e outros 2,9 milhões em dezembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo