Saúde

Coronavírus em São Paulo: governo cria comitê de crise e monitora casos suspeitos

Casos suspeitos são 2 homens, um de 45 e outro de 33 anos, e um menino de 6 anos, que estiveram na China e apresentaram sintomas da doença

Da esquerda para a direira: Bruno Covas (Prefeito de SP), João Dória (Governador de SP) e Rodrigo Garcia (Vice-Governador de SP) - Foto: Governo do Estado de São Paulo
Apoie Siga-nos no

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo comunicou, nesta sexta-feira 31, que monitora três casos suspeitos do coronavírus na região, dois na Capital e um na cidade de Paulínia, próximo a Campinas. Na coletiva de imprensa de apresentação dos números, o governador João Dória e o prefeito paulistano Bruno Covas ainda anunciaram a criação de um centro de operações de emergência, que funcionará 24 horas por dia e integrará todos os 645 municípios paulistas.

Os casos suspeitos são dois homens, um de 45 anos e outro de 33 anos, e um menino de seis anos, que estiveram na China e apresentaram os sintomas básicos da doença: febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldades para respirar. Os três não estão internados, mas sim em isolamento domiciliar, ou seja, com restrição de contatos com pessoas e ambientes externos.

Quanto ao plano de contingência do vírus, Doria e Covas anunciaram que profissionais de saúde estaduais passarão por treinamento especial para diagnosticar e encaminhar os possíveis casos, e que serão destinados 200 mil reais ao Instituto Adolfo Lutz para a compra de kits diagnósticos e de equipamentos de proteção individual para laboratórios e hospitais. A Prefeitura de São Paulo ainda anunciou a criação de 100 pontos de atendimento durante o Carnaval.

O novo plano de ação também integrará o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, responsável pelos exames diagnósticos da doença; o Instituto Adolfo Lutz, que dará apoio laboratorial às operações do comitê; e o Instituto Butantan, que irá colaborar com sua experiência em pesquisa e desenvolvimento de vacinas.

Confira a coletiva de imprensa dos governos estadual e municipal sobre o coronavírus:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo