Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, tem 1º caso de coronavírus

Contágio nas favelas é uma das principais preocupações, em função das aglomerações e da precariedade nas moradias

Foto: Carl de Souza/AFP

Foto: Carl de Souza/AFP

Saúde,Sociedade

Um novo caso de coronavírus foi registrado na Cidade de Deus, comunidade no Rio de Janeiro. Segundo plataforma da Secretaria de Saúde da capital fluminense, são 103 casos confirmados e 189 suspeitos no município.

Uma das principais preocupações com a proliferação do novo vírus é o contágio nas favelas, porque estão entre as áreas mais prejudicadas pelas grandes aglomerações, pela falta de saneamento básico e pela estrutura precária das habitações, que impede o cumprimento adequado do isolamento.

Para conter os casos nas favelas, organizações como a Voz das Comunidades e a Uneafro Brasil anunciaram campanhas de doação para arrecadarem fundos destinados às famílias afetadas em bairros periféricos.

Segundo a secretaria, já são 29 bairros com registros de contaminação: Barra da Tijuca (18), Leblon (16), Ipanema (10), São Conrado (8), Jardim Botânico (5), Botafogo (4), Copacabana (4), Flamengo (4), Vila Isabel (4), Lagoa (3), Cosme Velho (2), Freguesia (2), Gávea (2), Jacarepaguá (2), Meier (2), Padre Miguel (2), Bangu (1), Grajaú (1), Humaitá (1), Santa Teresa (1), Sepetiba (1), Taquara (1), Tijuca (1), Itanhangá (1) e Cosmos (1).

A faixa etária que mais registra casos é de pessoas entre 60 a 69 anos, com 21 casos. Em seguida, aparece a faixa de 40 a 49 anos, com 17 casos. As mulheres são as mais infectadas, com 49,5% dos registros.

O estado Rio de Janeiro já teve três mortes pelo novo coronavírus.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem