Saúde

Brasil tem dois casos de transmissão local do novo coronavírus

Dois casos em São Paulo pegaram doença de paciente que veio de fora; mesmo assim, Covid-19 ainda não circula de forma ampla no país

Coletiva - Coronavírus. Brasília, 03/03/2020. (Foto: Erasmo Salomão/MS)
Coletiva - Coronavírus. Brasília, 03/03/2020. (Foto: Erasmo Salomão/MS)

Ao atualizar os números do novo coronavírus no Brasil, que chegou a 8 casos nesta quinta-feira 05, o Ministério da Saúde também explicou que dois pacientes foram infectados dentro do Brasil por um terceiro que veio de fora. Mesmo assim, ainda não há uma ampla circulação do Covid-19 no País.

“O vírus está circulando dentro de um agrupamento de pessoas”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, em coletiva para a imprensa. “Neste momento, todos os casos que foram confirmados tem relação com um doente de origem. Um caso viajou para a Itália, chegou no Brasil, e passou para duas pessoas”, disse o secretário.

Até o momento, há 6 casos em São Paulo, onde ocorreu a transmissão local, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Espírito Santo.

A transmissão ainda está restrita a um núcleo conhecido pelos agentes de saúde. A esta situação, se dá o nome de transmissão local. Um caso distinto seria se não houvesse relação entre um novo doente e a pessoa de origem. Este caso – ainda hipotético no Brasil – é nomeado de transmissão comunitária.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) será informada da situação da transmissão para poder avaliar se o Brasil será incluído entre os países que possuem transmissão dentro do País. Tal classificação poderia ser feita como prevenção para enquadrar brasileiros que forem ao exterior como casos suspeitos.

Autoridades brasileiras ainda investigam 636 casos suspeitos do novo vírus, sendo que 378 já foram descartados pelo Ministério.

Um dos casos confirmados é de uma adolescente que não apresenta sintomas. Segundo o Ministério, ela possui apenas fragmentos do vírus e não o transmitiu para familiares próximos. Todos os casos sintomáticos e confirmados até o momento estão em isolamento domiciliar.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!