Política

Volta de Lula ao cenário eleitoral tira popularidade de Bolsonaro nas redes sociais

Essa é a primeira vez que o presidente perde o primeiro lugar de destaque na internet, mostra pesquisa da Quaest

Apoie Siga-nos no

A volta do ex-presidente Lula ao cenário eleitoral de 2022, depois da decisão do ministro Edson Fachin que anulou os processos contra o petista pela Lava Jato, fez o presidente Jair Bolsonaro perder sua liderança de popularidade nas redes sociais.

É o que mostra um estudo da consultoria Quaest divulgado nesta quarta-feira 8. O chamado o IPD (Índice de Popularidade Digital) analisa dados do Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipedia e Google.

Nos dois primeiros anos de governo, Bolsonaro apareceu sempre liderou o IPD, sem nenhum outro nome que fizesse sombra à sua visibilidade nas redes sociais. Com a volta de Lula à arena política, entretanto, esse cenário mudou.

Desde o fim de fevereiro, os dois políticos revezam-se na liderança do IPD. No levantamento mais recente, eles aparecem tecnicamente empatados.

Fonte: Consultoria Quaest

“Mais difícil do que ganhar popularidade digital, é se manter em alta. Nos últimos 30 dias, Lula e Bolsonaro mostraram que são os mais competitivos para disputar as eleições presidenciais de 2022, também nas redes sociais”, analisa no relatório Felipe Nunes, diretor do instituto.

O relatório mostra que Lula se transformou em esperança para uma parcela significativa do público digital. A comparação dos preços do seu governo com os preços atuais e seu posicionamento sobre a vacinação são pontos altos na composição desse resultado. As entrevistas para jornais internacionais também contribuíram para povoar as redes com conteúdo positivo em seu favor.

Já os efeitos da pandemia fizeram o apoio a Bolsonaro despencar.

Prefeito de Belo Horizonte

Das 13 figuras monitoradas, outra que se destacou no dia do fechamento do novo relatório foi o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD-MG). Ele disparou e chegou ao terceiro lugar em popularidade ao bater de frente com o ministro do STF Nunes Marques sobre a liberação de cultos religiosos no pior momento da pandemia.

“Toda essa polêmica acabou fortalecendo ainda mais a imagem de autenticidade e coragem, que marcam a identidade política do prefeito até aqui. Chegar ao terceiro lugar no IPD pode ser um movimento extraordinário que não se manterá por muito tempo, como já vimos acontecer com outros nomes, mas definitivamente coloca o nome de Kalil na mira dos interessados nas articulações para 2022”, diz o relatório.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo