Política

Viagem de Moro aos EUA é questionada por requerimento

Documento levanta suspeitas sobre viagem ‘repentina’ aos órgãos de segurança e inteligência americanos

Foto: Ciaran McCrickard/ Fórum Econômico Mundial
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) entregou um requerimento para questionar a viagem do ministro da Justiça, Sergio Moro, aos Estados Unidos. Protagonista do principal escândalo do noticiário político atual, Moro anunciou uma agenda com órgãos de segurança e inteligência americanos entre os dias 22 e 26 de junho. A ida ao exterior serviu de justificativa para que o ministro cancelasse sua audiência marcada na Câmara para esta semana.

O documento entregue por Jerry elenca quatro motivos para suspeitar da viagem aos EUA. No primeiro ponto, indagou qual a agenda cumprida por Moro no país, com as datas, organismos citados, nomes das autoridades americanas visitadas e a pauta das reuniões.

O segundo item questiona quais as razões de Estado para o cancelamento com três Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados sem prévio aviso, em uma viagem “repentina”. Além disso, Jerry quer saber qual a relação dos assessores e dos outros convidados que integraram a comitiva do Ministério da Justiça, e as despesas empregadas. Por fim, pergunta quais os resultados práticos da visita para o Brasil e para sua pasta.

O parlamentar argumenta que, sem justificativa “plausível”, Moro anunciou reuniões com o Departamento Federal de Investigação dos EUA, o FBI, em Washington, e a Força-Tarefa Conjunta de Investigação Cibernética Nacional. Outros opositores também se manifestaram contra a agenda do ministro. Para o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS), “que baita coincidência Moro e Dallagnol ao mesmo tempo nos Estados Unidos num momento em que eles não podem se encontrar no Brasil”, postou em sua rede social.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar