Política

Vacinas do Butantan serão exportadas caso o governo não se manifeste, diz Dimas Covas

Contrato do Instituto com o Ministério da Saúde só prevê 46 milhões de doses da Coronavac; outras 54 milhões ainda não foram acrescentadas

Foto: GOVerno de São Paulo
Apoie Siga-nos no

Vacinas contra a Covid-19 produzidas no Instituto Butantan podem ser vendidas para outros países caso o Ministério da Saúde não demonstre interesse no montante, segundo afirmou o diretor da instituição, Dimas Covas, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira 27.

De acordo com Covas, o contrato do Butantan com o Ministério da Saúde compreende somente 46 milhões de doses da Coronavac, deixando de fora outras 54 milhões de doses adicionais. O Instituto diz aguardar manifestação do governo do presidente Jair Bolsonaro em relação ao aumento para essa quantia, mas não houve sinal nesse sentido até agora.

Covas expressou preocupação com a demora na resposta do Ministério da Saúde, porque o Butantan tem acordos de produção de vacina com outros países. Caso não haja definição em tempo hábil, as doses restantes podem ser exportadas. O Instituto diz estar “preparado” para atender o Ministério da Saúde com o montante previsto.

“O Butantan tem compromissos com outros países, tem acordos de entrega de vacinas para outros países. Se o Brasil declinar dessas 54 milhões, nós vamos, obviamente, priorizar os demais países com os quais nós temos acordo”, disse ele.

Em seguida, o governador João Doria (PSDB) reiterou o informe de Covas.

“Nós temos a possibilidade de ter mais vacinas, desde que o governo federal, através do Ministério da Saúde, solicite as vacinas. Até o presente momento, isso não foi feito”, afirmou o tucano.

A produção das 46 milhões de doses deve ser rápida, segundo o Butantan, depois que a China autorizou a entrega de insumos nesta semana. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o material deve estar no Brasil até o fim da semana. Há a possibilidade de que o cronograma da produção seja adiantado quando o estoque chegar, mas isso também depende de que venha um aceno de Brasília.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo