Política

‘Única possibilidade de o auxílio continuar é a gente ganhar as eleições’, diz Lula, em live com Janones

Petista prometeu a continuidade do auxílio de 600 reais em transmissão com ex-candidato à Presidência

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de André Janones (Avante). Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu a continuidade do auxílio de 600 reais em um eventual governo, caso vença as eleições deste ano. A declaração ocorreu neste sábado 13, durante transmissão ao vivo com André Janones (Avante), que desistiu de sua candidatura à Presidência em 4 de agosto para apoiar o petista.

“A única possibilidade de o auxílio emergencial continuar é a gente ganhar as eleições e fazer aquilo que o povo espera que a gente faça”, afirmou Lula.

O petista lembrou ainda que o seu partido apresentou um projeto há dois anos que já previa a criação do programa “Mais Bolsa Família” com o pagamento de até 600 reais por pessoa.

Na sequência, Janones reafirmou que “está feito o compromisso” e criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela previsão de que o pagamento do auxílio seja interrompido em dezembro.

“Lula está aqui garantindo ao povo brasileiro que vai trazer de volta o auxílio emergencial a partir do ano que vem”, frisou o parlamentar do Avante.

Na live, Janones declarou ainda que “Lula é o único que garante o auxílio emergencial” no país e que “nenhum outro candidato assumiu esse compromisso”. No entanto, Bolsonaro e Simone Tebet (MDB) já prometeram a continuidade do auxílio de 600 reais, e Ciro Gomes (PDT) propôs nesta semana uma renda mínima de mil reais por domicílio.

O Auxílio Brasil, nome dado ao programa de Bolsonaro que substituiu o Bolsa Família, começou a ser pago nesta semana, após a aprovação de uma proposta no Congresso que autorizou a ampliação de benefícios sociais.

Apesar de ter votado a favor do projeto, a oposição acusa Bolsonaro de ter apelado para uma medida eleitoreira. O gasto da ampliação dos benefícios ultrapassa os 40 bilhões de reais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo