CartaExpressa

TCU completa auditoria no sistema eleitoral e confirma segurança das urnas eletrônicas

Nova auditoria atesta, mais uma vez, confiabilidade das eleições brasileiras

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Contas da União (TCU) completou as últimas etapas da sua auditoria do sistema eleitoral brasileiro. No seu relatório final, o ministro-relator Jhonatan de Jesus confirmou a segurança e a transparência do processo eleitoral.

A auditoria, que teve seu relatório divulgado na última quarta-feira 21, avaliou todas as fases de votação. Desde a verificação das urnas eletrônicas até a totalização de votos, quanto à segurança, confiabilidade, auditabilidade e transparência.

Entre outros pontos, o TCU concluiu que o Tribunal Superior Eleitoral, em atendimento às melhores práticas internacionais, implementou requisitos relacionados à arquitetura, ao ambiente, aos projetos e à codificação de sistema.

As equipes do TCU observaram conciliação entre os boletins de urna emitidos em cada seção eleitoral após a conclusão da votação com as informações divulgadas pelo TSE.

Paralelamente ao acompanhamento presencial, o Tribunal realizou análises para verificar se os resultados das eleições divulgados pelo TSE estavam corretos. Para isso, avaliou amostra de boletins de urnas (BU) de 4.577 seções eleitorais, resultando em cruzamento de 6,3 milhões de informações, que não detectou divergências.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo