Política

STJ suspende ação contra Michel Temer por lavagem de dinheiro

Defesa de Temer obteve liminar até que a 5ª Turma do STJ analise possibilidade de reunião desse processo com outro, em Brasília

O ex-presidente Michel Temer é acusado de lavagem de dinheiro em pagamento de apartamento da filha. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O ministro João Otávio de Noronha, que preside o Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu a tramitação de uma ação penal em São Paulo contra o ex-presidente Michel Temer (MDB), por lavagem de dinheiro. A decisão ocorreu nesta sexta-feira 24.

A defesa de Temer obteve liminar em habeas corpus até que a 5ª Turma do STJ analise a possibilidade de reunião desse processo com outro, em Brasília.

A ação penal suspensa corre na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo por lavagem de dinheiro em um pagamento de 1,6 milhão de reais, em espécie, da reforma de moradia de sua filha, Maristela Temer, que é corréu no processo. Segundo a acusação, houve intermédio do coronel João Baptista Lima Filho.

Na 12ª Vara Federal Criminal de Brasília, tramita o processo sobre suposta participação de Temer em organização criminosa que teria sido instalada na cúpula do MDB, o chamado “Quadrilhão do MDB”. Noronha entendeu que as duas ações devem tramitar em Brasília, pois manter a ação do apartamento de Maristela em São Paulo poderia prejudicar a defesa.

“Havendo certa relação de dependência entre os delitos apurados em um e outro Juízo, é muito provável que a defesa encontre dificuldades para articular seus argumentos e provas, além do (forte) risco de haver decisões opostas e até mesmo contraditórias em virtude da interpretação e subjetividade dos magistrados responsáveis pela condução dos processos”, diz a conclusão do presidente do STJ.

Em uma terceira denúncia, apresentada à 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Temer é acusado de corrupção e peculato supostamente praticados no âmbito da Eletronuclear, na Operação Descontaminação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo