Política

Sob a batuta de Araújo, Itamaraty oferece curso de ‘globalismo’

Evento na Fundação Alexandre de Gusmão, ligada ao Itamaraty, vai debater ideias conspiratórias sobre a fundação de ‘novo governo mundial’

O chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo (Foto: Divulgação) O chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo (Foto: Divulgação)
Apoie Siga-nos no

Sob a batuta de Ernesto Araújo, o Itamaraty vem mudando completamente a maneira de encarar a política externa brasileira. Uma fundação ligada à entidade vai sediar no mês que vem uma palestra sobre globalismo. O chanceler será um dos palestrantes.

Além de Araújo, participam outros nomes da direita como Filipe Martins, o americano Chris Burskirk e Alexandre Costa, autor de dois livros sobre a “Nova Ordem Mundial”.

Os cruzados do anti-globalismo acreditam que há uma conspiração de banqueiros, multinacionais e ONGs que querem quebrar barreiras e mudar os valores da sociedade. Em seu blog, o chanceler definiu o globalismo como “a globalização econômica que passou a ser pilotada pelo marxismo cultural”. Os outros palestrantes corroboram a tese.

Costa, em seus livros, atribui a tal nova ordem mundial a quatro protagonistas: o movimento comunista internacional, o império russo-chinês, o islã e o globalismo internacional.

Buskirk edita um jornal chamado American Greatness, cuja missão é se tornar “a voz principal da próxima geração do conservadorismo americano”, e é um apoiador de Donald Trump, grande responsável pela popularização do termo.

Martins é um dos mais destacados olavistas dentro do governo. Ao contrário do chanceler Ernesto Araújo, não tem nenhuma ligação formal com o Itamaraty. É, na verdade, assessor especial de Bolsonaro para assuntos internacionais, uma espécie de ‘chanceler paralelo’: se reúne com figurões internacionais e é sempre visto ao lado do presidente em viagens importantes.

Aos poucos, ele vem ocupando espaços dentro do Itamaraty. Martins deu uma aula no Instituto Rio Branco, instituição que forma os quadros da chancelaria brasileira. Também participou de um episódio do podcast oficial da instituição.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar