Política

Sítio de Atibaia: Relator do TRF-4 aumenta pena de Lula para mais de 17 anos

Na primeira instância, o ex-presidente Lula havia sido condenado a 12 anos e 11 meses de prisão

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O desembargador do TRF-4, João Gebran Neto, votou por aumentar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nova pena sugerida por Gebran é de 17 anos, um mês e dez dias em regime fechado. Na primeira instância, Lula tinha sido condenado a 12 anos e 11 meses de prisão.

Ainda faltam os votos de outros três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, que participam da análise do processo do petista nesta quarta-feira 27. Mais cedo, Gebran havia negado o pedido da defesa do ex-presidente Lula de anular o processo envolvendo o sítio de Atibaia, o qual o petista é julgado pelos crimes de corrupção ativa e passiva.

 

Segundo o desembargador, o STF criou uma norma sobre a ordem das declarações finais, mas não deve ser aplicada retroativamente fazendo com que todos os juízes do Brasil tivessem que ‘adivinhar’ uma norma. “Não comungo desse entendimento”, diz Gebran Neto sobre a decisão do STF.

O desembargador disse ainda que a sentença da juíza Gabriela Hardt na primeira instância não foi um “copia e cola” e rejeitou, também, a inclusão no processo das revelações trazidas pela Vaza Jato, como ficou conhecida a série de reportagens do The Intercept Brasil com base em conversas entre integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

O desembargador negou todas as teses apresentadas pelos advogados do petista.

Entenda o caso

Além de ser condenado em 2ª instância pelo processo do tríplex no Guarujá (SP), em 2018, Lula foi condenado em 1ª instância em 6 de fevereiro deste ano pelo processo do sítio. É o segundo caso em que o petista é condenado na Operação Lava Jato.

A juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba, foi a responsável pela condenação do ex-presidente neste segundo processo. A pena é de 12 anos e 11 meses de reclusão e 212 dias-multa, no valor de dois salários mínimos cada dia-multa, pelos crimes de corrupção ativa e passiva.

A corrupção ativa seria referente ao pagamento de propinas da empreiteira Odebrecht para o PT, para garantir quatro contratos com a Petrobras, no valor de 85,4 milhões de reais. Já o crime de corrupção passiva se daria pelo recebimento de 700 mil reais em vantagens indecidas da Odebrecht e de 170 mil reais da empreiteira OAS para reformar o imóvel, o que configuraria, também, o crime de lavagem de dinheiro.

A ação chegou ao TRF-4 em 15 de maio de 2019, sob recursos da defesa e do MPF. Além de Lula, também apelam, no mesmo processo, o presidente do Conselho de Administração da Odebrecht, Emílio Alves Odebrecht, o ex-funcionário da Odebrecht Emyr Diniz Costa Júnior, o ex-executivo da Odebrecht Carlos Armando Guedes Paschoal o ex-presidente da OAS, José Aldemário Filho, o ex-diretor da OAS Paulo Roberto Valente Gordilho, o empresário Fernando Bittar, o pecuarista José Carlos Bumlai, e o advogado Roberto Teixeira.

O MPF também pediu o aumento das penas dos apelantes e a condenação do ex-diretor da OAS Agenor Franklin Magalhães Medeiros e do ex-assessor de Lula Rogério Aurélio Pimentel.

Assista ao vivo:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo