Política

Senadores querem depoimento de Osmar Terra na CPI da Covid

Requerimento apresentado por Rogério Carvalho e Humberto Costa pontua que deputado defendia imunização de rebanho e aconselhava Bolsonaro

O deputado federal Osmar Terra. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Os senadores Rogério Carvalho (PT-SE) e Humberto Costa (PT-PE) apresentaram na terça-feira 4 um requerimento para que o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) seja convocado a depor na CPI da Covid.

Os parlamentares justificam o pedido com a citação do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta que, em seu depoimento, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro se aconselhava com um determinado grupo de pessoas sobre que medidas tomar durante a pandemia. Uma das pessoas que o presidente ouvia seria Terra.

“De fato, o senhor Osmar Terra, em várias oportunidades, externou sua opinião sobre a forma como deveria se dar o enfretamento à crise, imunização coletiva. Imunização coletiva não pela vacinação em massa da população, até porque não havia vacinas disponíveis à época, mas por meio da exposição do maior número possível de pessoas”, escrevem os senadores no requerimento.

“Parece claro que essa estratégia está diretamente ligada aos mais de 400 mil mortos pelo novo coronavírus”, acrescentam.

Carvalho e Costa argumentam que “é essencial saber qual a verdadeira concepção que o maior mandatário do país tem sobre o contexto no qual estamos inseridos e quem ajudou a construir esta noção”.

 

No Twitter, Terra costuma fazer previsões sobre o impacto da Covid-19 no Brasil. Em março de 2020, ele afirmou que o coronavírus mataria somente duas pessoas por dia no País.

Na segunda-feira 3, o deputado voltou à rede social e disse que o Brasil passa por uma “tendência de queda” nas mortes por Covid-19. Na terça-feira 4, o País registrou 2.966 mortes em 24h e passou a marca dos 411 mil óbitos pela doença.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo