Política

Sem Bolsonaro, talvez estivéssemos naquela boa alternância PT-PSDB, diz Haddad

Em sabatina, o petista afirmou ser possível criticar as gestões do PSDB em São Paulo mesmo com a presença de Alckmin na chapa nacional do PT

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, defendeu nesta quarta-feira 16 a aproximação de seu partido com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), vice de Lula nas eleições presidenciais deste ano. Também elogiou as disputas entre petistas e tucanos até a vitória de Jair Bolsonaro (PL) em 2018.

Em sabatina realizada pelos jornais O GloboValor e pela Rádio CBN, Haddad afirmou ser viável criticar as gestões do PSDB no estado mesmo com a presença de Alckmin na chapa nacional do PT. Acrescentou, porém, não ser possível comparar João Doria e Rodrigo Garcia ao vice de Lula.

“Eu vou falar com muita sinceridade o que eu penso. Eu sempre tive uma relação pessoal com o governador Alckmin conhecida e criticada, inclusive. Diziam que Haddad se dá bem com Alckmin, faz parceria com Alckmin. E fiz muitas. Sou amigo do seu primeiro-secretário de Educação, Gabriel Chalita, que foi meu vice”, afirmou o ex-prefeito da capital paulista. “No caso do Doria, eu posso fazer um arrazoado dos equívocos de gestão pública que foram cometidos, vocês vão ver que é muito diferente.”

Segundo Haddad, “não era óbvio para ninguém há um ano que Lula e Alckmin pudessem estar na mesma chapa”, mas “entre uma coisa e outra aconteceu o Bolsonaro”.

“Se não tivesse acontecido o Bolsonaro, talvez nós estivéssemos naquela boa alternância de poder PT-PSDB, que estava precisando dar uma chacoalhada, mesmo, mas não essa de um extremista completamente desqualificado assumir a Presidência da República e colocar o País em risco.”

Uma pesquisa Ipec encomendada pela TV Globo e divulgada na última segunda-feira 15 aponta que Haddad lidera a corrida ao governo de São Paulo com 17 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo