Política

Sem apresentar provas, Bolsonaro diz que sofre ameaças e chantagem por indicações para tribunais superiores

Presidente citou casos que envolveriam escolhas para STJ e de André Mendonça, ministro do STF

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que, durante os processos de escolha de ministros para tribunais superiores, tem sido chantageado e ameaçado com uma possível prisão quando deixar o governo. Sem citar nomes ou apresentar provas do que disse, ele deu como exemplo o caso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o qual indicou na segunda-feira Messod Azulay e Paulo Sérgio Domingues, após intensa negociação nos bastidores.

Bolsonaro deu a entender que os inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) dos quais ele é alvo poderiam ser usados para intimidá-lo. Ele lembrou o caso da ex-presidente da Bolívia Jeanine Añez, condenada a 10 anos de prisão pelo crime de golpe de Estado.

“Quantas vezes eu falo para vocês: é muito mais fácil estar do outro lado? Mas muito mais fácil. E não estar sendo ameaçado de cadeia quando deixar o governo. E qual é a acusação, e qual é o crime? O mesmo que foi acusado de cometer uma senhora de nome Jeanine Añez, ex-presidente da Bolívia. Está presa, condenada a dez anos. Qual é a acusação? Atos antidemocráticos. Alguém lembrou algum inquérito no Brasil com esse nome?”, disse o presidente, durante reunião com pastores em São Paulo.

Em seguida, novamente sem declinar nomes ou provas, Bolsonaro afirmou que já foi chantageado em indicações para o STJ e para o STF, neste caso, ao escolher o nome de André Mendonça, aprovado no ano passado.

“Essas pessoas o tempo todo ficam falando: ‘olha o seu futuro, você tem que fazer isso’, ‘eu não quero esse nome para o STJ, tem que ser aquele outro’. Para o Supremo, a pressão que eu sofri. (Disseram) ‘Eu não quero o André Mendonça’. Mas eu tenho um compromisso com evangélicos. ‘Mas eu não quero. Você, sua família, devem aqui’. Chantagem”.

No ano passado, em meio à indefinição da indicação de Mendonça, que esperou mais de três meses para ter seu nome avaliado pelo Senado, o presidente já havia sugerido que estava sendo chantageado para abrir mão do nome.

“Temos um problema sério pela frente agora. Eu indiquei um excepcional jurista, que é evangélico também, para o Supremo. E tem corrente que não quer lá. Quer impor. E chega recado: “A gente resolve CPI, a gente resolve tudo. Me dê a vaga pro Supremo”. Isso sempre houve. Nós começamos a mudar”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar