Diversidade

Secretário de Cultura pede demissão e acusa Bolsonaro de censurar séries LGBTs

Henrique Pires deixa o cargo após o governo suspender edital para obras com temática LGBT

Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania
Apoie Siga-nos no

O secretário nacional de Cultura, Henrique Pires, pediu demissão ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, por não concordar com atos de censura do governo Bolsonaro que atingem obras com conteúdo LGBT.

A secretaria que Pires comandava é subordinada ao Ministério da Cidadania. Após o governo publicar no Diário Oficial desta quarta-feira 21 uma portaria cancelando o processo de seleção de séries com temática LGBT pré-selecionadas para um edital para TVs públicas, o secretário pediu para deixar o cargo.

Pires estava a frente da Secretaria desde o início do governo de Jair Bolsonaro. “Eu tenho o maior respeito pelo presidente da República, tenho o maior respeito pelo ministro, mas eu não vou chancelar a censura”, disse o secretário ao G1.

As obras barradas pelo governo estão entre os finalistas da linha de diversidade de gênero de um edital aberto em 2018 para produções que seriam transmitidas por TVs públicas como a TV Brasil. “Afronte”, “Transversais” e “Religare queer”eram filmes que concorriam.

Na última quinta-feira 15, em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro criticou as obras e prometeu colocar fim no concurso. Após as críticas do presidente, Osmar Terra determinou que os documentários não seriam exibidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo