Política

Saúde diz que não solicitou produção de cloroquina; Exército afirma que houve pedido

O Laboratório Químico Farmacêutico do Exército multiplicou por 12, em 2020, a produção do medicamento, que não tem eficácia contra a Covid

Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Saúde informou à CPI da Covid que não pediu ao Exército a produção de cloroquina e hidroxicloroquina, medicamentos ineficazes contra a Covid-19 mas promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro.

No final de maio, em documento encaminhado à comissão, o general de Divisão Francisco Humberto Montenegro Junior, chefe do Gabinete do Comandante do Exército, afirmou que o Laboratório Químico da Força “tem internalizado em sua rotina produtiva o atendimento às demandas do Ministério da Saúde em prol da sociedade”.

O militar ainda disse que, “à época do início da pandemia, houve o atendimento da demanda existente para a produção da Cloroquina 150 mg, em apoio ao Ministério da Saúde, formalizada por intermédio da Nota Informativa nº5/2020-DAF/SCTIE/MS, do Ministério da Saúde (MS), a qual orientou o uso da cloroquina como terapia adjuvante no tratamento de formas graves da Covid-19, bem como determinou a distribuição imediata do fármaco especificando, inclusive, o fator de embalagem (caixa com 500 comprimidos), idêntica ao registro do medicamento do LQFEx junto à Anvisa”.

O general ressaltou que o laboratório do Exército já havia planejado a produção de um lote de cloroquina “para atendimento às regiões endêmicas da malária, razão pela qual tinha o insumo licitado, o que permitiu a disponibilização de recursos próprios para a aquisição do insumo”.

Na nota técnica enviada à CPI da Covid, a Saúde argumenta que “não solicitou a produção de hidroxicloroquina ou de cloroquina ao Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército (LQFEX)”.

A pasta confirmou que o Exército “dispunha de produção para pronta entrega à rede pública de saúde cerca de um milhão de comprimidos de Cloroquina 150 mg, com vistas ao enfrentamento da pandemia pelo Covid-19”.

Como mostrou CartaCapital em junho, o Laboratório Químico Farmacêutico do Exército multiplicou por 12, em 2020, a produção de comprimidos de cloroquina. Em 2017, foram fabricadas cerca de 260 mil unidades, quantidade suficiente para suprir a demanda em 2018 e 2019. No ano passado, a força produziu mais de 3,2 milhões de comprimidos.

A fabricação se deu nos meses de março (1,2 milhão de unidades, ao custo de 442 mil reais); abril (718 mil comprimidos, ao custo de 253,8 mil reais); e maio (1.2 milhão de comprimidos, ao custo de 445 mil reais). As informações constam de um ofício entregue à CPI pelo Ministério da Defesa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.