Política

Rodrigo Maia sobre ataques de Bolsonaro à democracia: “Melhor caminho é o diálogo”

Após Bolsonaro participar de ato contra o sistema democrático, presidente da Câmara disse que os parlamentares seguem trabalhando

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Apesar do presidente Jair Bolsonaro afirmar que “não tem mais conversa” com os outros poderes da República, durante protesto contra o sistema democrático brasileiro no domingo 3, a reação do poder Legislativo será a insistência no diálogo. Essa foi a declaração do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em coletiva de imprensa, após ser perguntado sobre o que pode ser feito para obrigar Bolsonaro a respeitar a democracia.

“Olha, o Parlamento continua com as suas atribuições garantidas. Nós vamos continuar trabalhando, funcionando, aprovando as matérias que entendemos que são relevantes e rejeitando aquilo que possa vir do governo, ou de algum partido que a gente entenda que não tem apoio da base da sociedade através do Parlamento. Então, nós continuamos trabalhando, continuamos fazendo as nossas críticas”, disse Maia.

O presidente da Câmara reconheceu que a posição de diálogo não tem sido adotada pelo Palácio do Planalto, mas reforçou que os parlamentares vão seguir na tentativa de estabelecer “pontes” com o Executivo. Segundo Maia, os conflitos entre os poderes da República estimulam a saída de dólares do Brasil, devido à má sinalização oferecida aos investidores.

“Tenho certeza que o melhor caminho é o do diálogo, da construção de pontes. Infelizmente, não é o que vem acontecendo nas últimas semanas, mas esse é o caminho adequado para que a gente possa enfrentar a pandemia, para que a gente possa ter um número menor de mortes, de desempregados e de fechamento de empresas no Brasil”, defendeu.

No Twitter, Maia também postou uma nota de repúdio aos atos contra a democracia e contra as agressões aos jornalistas que cobriam os protestos em Brasília. Na mensagem, ele manifestou solidariedade aos jornalistas e profissionais de saúde que foram vítimas de violência nos últimos dias, e condenou o que chamou de “vírus do extremismo”.

Nesta segunda-feira 4, Bolsonaro declarou que as agressões devem ser sido feitas por “algum maluco infiltrado” no ato. O presidente recriminou “qualquer agressão”, mas colocou sob dúvida a veracidade das violências sofridas pelos profissionais da imprensa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo