Política

Rodrigo Maia chama de “baixaria” ataques à jornalista da Folha

O deputado Eduardo Bolsonaro é um dos propagadores das mensagens contra Patricia Campos Mello

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), escreveu uma mensagem em seu Twitter dizendo que “falso testemunho, difamação e sexismo têm de ser punidos no rigor da lei”. Ele referia-se aos recentes ataques movidos contra a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, que foi difamada por um depoente na CPI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News na terça-feira 11 e atacada nas redes sociais por antagonistas à imprensa, como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Campos Mello, que denunciou o esquema de compras de disparos de mensagens por WhatsApp ligado à campanha do então candidato Jair Bolsonaro, foi acusada de oferecer sexo em troca de informações para a reportagem – hipótese sexista para difamar a profissional na Comissão.

Quem depunha era Hans River do Nascimento, fonte da jornalista que tinha contribuído com a matéria da Folha e, depois de um acordo judicial, resolveu voltar atrás nos depoimentos dados. Ao mentir em uma comissão da Câmara dos Deputados sobre a natureza da conversa com a jornalista, Hans cometeu crime de falso testemunho, destacado por Rodrigo Maia.

Maia também destacou que “atacar a imprensa com acusações falsas de caráter sexual é baixaria com características de difamação”, o que refere-se ao movimento de deputados e apoiadores do bolsonarismo para coordenar xingamentos contra a jornalista e demais veículos de mídia pelas redes sociais.

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) divulgaram notas de repúdio contra os ataques.

Além disso, mais de 600 jornalistas do País assinaram um documento de apoio à Campos MelloÉ inaceitável que essas mentiras ganhem espaço em uma Comissão Parlamentar de Inquérito que tem justamente como escopo investigar o uso das redes sociais e dos serviços de mensagens como Whatsapp para disseminar fake news”, escrevem as profissionais. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.