Política

Rio sedia nesta sexta um encontro de mulheres negras pré-candidatas ao Legislativo

Lideranças políticas divulgarão uma carta para cobrar de Lula, o candidato do PT à Presidência, um compromisso com políticas de justiça social, racial e de gênero

Créditos: Francia Marques
Apoie Siga-nos no

A cidade do Rio de Janeiro vai sediar nesta sexta-feira 5 um encontro de mulheres negras pré-candidatas ao legislativo estadual em 27 unidades da Federação. O evento acontecerá na Rua da Gamboa, 246, no centro da cidade, a partir das 15h.

Na agenda, lideranças políticas divulgarão uma carta para cobrar de Lula, o candidato do PT à Presidência, um compromisso com políticas de justiça social, racial e de gênero.

Estarão presentes na agenda as deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Talíria Petrone (PSOL); a deputada estadual paulista Érica Malunguinho (PSOL); a vice-presidenta do Conselho Curador do Ibase, Wania Sant’anna; a ativista Jurema Batista; e Helena Theodoro, ex-coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Etnia da Casa da Moeda do Brasil do governo Dilma Rousseff. Também participará, de forma remota, a vice-presidenta eleita da Colômbia, Francia Márquez.

O pré-candidato do PSB ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, também estará no evento, além de dirigentes estaduais e nacionais dos partidos que apoiam a chapa Lula-GeraldoAlckmin.

O Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política faz parte do projeto Estamos Prontas, iniciativa do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem, que tem o objetivo de ampliar a representação na política institucional de mulheres negras, LBTQIA+ e periféricas, em especial defensoras dos Direitos Humanos. As mulheres negras ocupam apenas 2% das cadeiras no Congresso Nacional, mesmo representando o maior grupo demográfico do País (28%), segundo dados do IBGE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo