Política

Reportagem em vídeo mostra ato histórico na USP contra discurso golpista de Bolsonaro

CartaCapital ouviu diferentes personalidades que estiveram presentes na leitura da Carta pela Democracia. Assista no YouTube

Reportagem de CartaCapital tem participação de artistas, intelectuais e ativistas que estiveram no Ato pela Democracia. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Já faz tempo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) levanta suspeitas sobre a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro, sem apresentar provas. No mês passado, porém, os seus discursos tiveram uma plateia diferente: representantes de 72 países foram ao Palácio da Alvorada, a convite do governo, para ouvir velhas acusações sobre as urnas eletrônicas.

A reunião, realizada em uma data tão próxima à eleição de outubro, aumentou os temores em diversos setores da sociedade sobre a possibilidade da deflagração de um golpe.

Em resposta, juristas reeditaram a Carta aos Brasileiros, lida por Goffredo da Silva Telles Júnior em agosto de 1977, no Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, como um manifesto em defesa da democracia e contra a ditadura militar.

Intelectuais, empresários, artistas, políticos e ativistas se mobilizaram em uma manifestação histórica no Largo de São Francisco, que reuniu cerca de oito mil pessoas para a leitura da Carta pela Democracia e bradou uma dura resposta às declarações golpistas do presidente. O documento passou de 1 milhão de assinaturas.

Em reportagem em vídeo disponível no YouTube, CartaCapital ouviu personalidades como Celso Campilongo, diretor da Faculdade de Direito da USP; José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso (PSDB); a cantora Daniela Mercury; o ex-jogador Walter Casagrande Júnior; e parlamentares como Sâmia Bomfim (PSOL), Tábata Amaral (PSB) e Joice Hasselmann (PSDB).

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo