Política

Renan Calheiros vai pedir convocação de ex-cunhada de Bolsonaro na CPI

O senador suspeita de que o modus operandi da rachadinha revelado nos áudios de Andrea Valle pode ter sido replicado na compra de vacinas

O senador Renan Calheiros. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, afirmou nesta segunda-feira 5 que deve pedir a convocação de Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Jair Bolsonaro. Andrea aparece em gravações obtidas pelo UOL revelando um possível envolvimento direto do presidente em um esquema de rachadinha quando era deputado.

A informação foi divulgada no Twitter pelo senador que destacou ser ‘fundamental’ a convocação da ex-cunhada, já que desconfia que o modus operandi da rachadinha revelado por Andrea nas gravações pode ter sido replicado na compra de vacinas pelo governo federal.

“É fundamental a CPI convocar Andrea Valle, ex-cunhada de Bolsonaro. Ela pode explicar se houve espelhamento do esquema das rachadinhas no governo federal”, afirma.

Calheiros destacou ainda que ela pode ser peça-chave na apuração que a CPI faz sobre a existência de um ‘gabinete paralelo’, responsável pela condução do governo federal na pandemia, e de um ‘gabinete do ódio’, grupo encarregado de produzir e disparar notícias falsas durante a pandemia.

“Como se sabe, Carlos Bolsonaro é peça fundamental no ministério paralelo e Flávio Bolsonaro um influente filtro de indicações”, acrescenta. Carlos e Flávio são citados pelo senador por terem também empregado Andrea em seus gabinetes.

A participação de um militar no esquema de rachadinha também deve ser alvo de apurações da CPI, já que, segundo apontou o relator, pode ter sido espelhado nas suspeitas de corrupção na compra das vacinas.

Andrea é irmã da segunda esposa de Bolsonaro, Ana Cristina. As gravações divulgadas pela reportagem indicam um suposto envolvimento direto do presidente e a participação do coronel Hudson, colega de Jair no Exército, no esquema.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar