Política

Relatório da CPMI do 8 de Janeiro é entregue ao TCU

Documento de mais de três mil páginas pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de 60 pessoas por dezenas de crimes

A relatora da CPMI do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI do 8 de Janeiro, entregou ao Tribunal de Contas da União nesta quarta-feira 25. Com isso, a senadora cumpriu uma agenda de entregas oficiais do relatório aprovado pelo colegiado.

Além do TCU, o documento também foi entregue a Andrei Passos, diretor da Polícia Federal. O relatório de Gama aponta que Bolsonaro seria o principal responsável pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.

O documento de mais de três mil páginas pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de 60 pessoas por dezenas de crimes, entre eles, tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e associação criminosa.

“Os fatos aqui relatados demonstram, exaustivamente, que Jair Messias Bolsonaro, então ocupante do cargo de presidente da República, foi autor, seja intelectual, seja moral, dos ataques perpetrados contra as instituições, que culminou no dia 8 de Janeiro”, diz o texto.

Elizane Gama recomendou que Bolsonaro seja indiciado pelos seguintes crimes: associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo