CartaExpressa

Rejeição a Moro só é menor do que a de Bolsonaro, diz pesquisa

O terceiro mais rejeitado é o tucano Doria, seguido do pedetista Ciro Gomes. Lula aparece um pouco mais distante, com menos de 50%

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, denunciante da interferência. Foto: Isaac Amorim/MJSP
Apoie Siga-nos no

A rejeição à candidatura do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) só é levemente menor do que a do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a nova pesquisa Quaest desta quarta-feira 8.

Enquanto 63% disseram que conhecem, mas não votariam no ex-capitão em 2022, 61% marcaram a mesma opção para o ex-juiz.

Bolsonaro e Moro foram aliados em 2018 e, desde que o ex-ministro deixou o governo, tem sido atacado por boa parte dos bolsonaristas, que o veem como ‘traidor’. Na ala mais à esquerda, o ex-juiz nunca agradou, já que foi o responsável pela prisão do ex-presidente Lula, minando as chances do petista voltar ao poder nas últimas eleições.

O levantamento também mediu a rejeição aos nomes de Lula (PT), apontado como favorito nas eleições do ano que vem pela mesma pesquisa, Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’avila (Novo).

Entre eles, o mais rejeitado é Doria, com 59%. Ciro vem logo em seguida, com 55% e Lula aparece um pouco mais distante, com 43%.

Pacheco e D’avila têm a menor rejeição, mas também são os menos conhecidos. Ao todo, 57% disseram que não sabem quem é Pacheco e 74% disseram não conhecer o pré-candidato do Novo; 36% indicaram que conhecem o senador do PSD, mas não votariam nele e 21% marcaram a mesma opção para D’avila.

A pesquisa Quaest foi realizada com base em 2.037 entrevistas presenciais entre os dias 2 e 5 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo