Política

Chamado de ‘tchutchuca do Centrão’ no cercadinho, Bolsonaro tenta tomar celular

O presidente foi interpelado por um suposto youtuber que vai diariamente ao Alvorada e o questionava por não ter vetado projetos de Marcelo Freixo

Foto: Reprodução/G1
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu uma confusão e tentou tirar o celular das mãos de um rapaz em frente nos arredores do cercadinho do Palácio do Alvorada, onde tradicionalmente se encontra com apoiadores.

Na manhã desta quinta-feira 18, Wilker Leão, que se apresenta como youtuber e diariamente vai ao cercadinho, gravava um vídeo questionando o ex-capitão sobre os motivos de ele não ter vetado o projeto de juiz de garantias, assinado pelo deputado Marcelo Freixo (PSB). Ele alegava que o presidente estaria se igualando à esquerda ao não barrar o texto aprovado no Congresso. Em meio aos questionamentos, o rapaz foi derrubado, mas não é possível ver quem o empurrou.

Após a queda e com a falta de respostas, Leão passou a ofender Bolsonaro, chamando-0 de ‘tchutchuca do Centrão’, ‘vagabundo’, ‘covarde’ e ‘safado’. Ele já havia sido afastado por integrantes da segurança do ex-capitão, que entrou no carro em seguida. Segundos depois, no entanto, Bolsonaro sai do veículo e tenta tomar o celular do youtuber, que passa a ser é empurrado por seguranças para longe do presidente, que grita ‘pega o telefone desse cara aí’.

As imagens da confusão foram registradas e divulgadas pelo portal G1, que estava no local. Em meio ao embate, um agente da segurança de Bolsonaro pediu ainda que o repórter parasse de gravar a cena. Bolsonaro também pede para que ninguém grave o episódio.

“O que aconteceu com esse cara aí é que ele vem aqui para provocar. O cara perguntou porque eu limitei delação premiada…tchutchuca do Centrão…olha, os partidos políticos da esquerda no passado foram comprados com o mensalão. O cara vem provocar e não merece atenção de ninguém”, diz, visivelmente irritado.

“Agora o candidato dele, vocês sabem qual é, não para em lugar nenhum, você não vê uma live”, acrescenta. “Deixa o cara a vontade ali, nada de reação contra ele porque isso vai continuar, é o desespero deles, que se baseiam no Datafolha e mais nada”, orienta então o ex-capitão após protagonizar a confusão.

Bolsonaro diz então que Leão deve ter uma página de esquerda e ser ‘Lula Livre’. O youtuber, no entanto, é conhecido entre as páginas de direita e já foi apoiador do ex-capitão. Após ouvir do próprio Leão que ele seria de direita e um ex-aliado, eles conversaram por alguns minutos. O ex-capitão respondeu aos questionamentos, alegando que sua relação com o Centrão se dá em nome da governabilidade.

“Eu preciso aprovar as coisas no Parlamento, certo? Se for para aprovar sozinho, eu sou ditador. Fecha tudo, fecha Supremo, fecha Congresso, fecha tudo e eu resolvo as coisas sozinho”, disse o presidente a Leão.

O Gabinete de Segurança Institucional não comentou o episódio. Leão também não comentou o ocorrido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo