Política

PT tira Lula como candidato do primeiro programa eleitoral

TSE permitiu que o partido utilizasse os vídeos já prontos para o fim de semana, mas PT optou por aparição sem mencionar Lula como candidato

Haddad jurou lealdade ao ex-presidente em primeiro programa eleitoral
Apoie Siga-nos no

O início da propaganda eleitoral sempre foi um momento determinante para as campanhas. Este ano, no entanto, os programas terão pouco mais de um mês de transmissão, e irão disputar relevância com a difusão da imagem dos candidatos na mídia digital. Os primeiros programas eleitorais de rádio e televisão dos candidatos à presidência da República foram ao ar na manhã e início da tarde deste sábado.

No programa de rádio veiculado pela manhã, Lula apareceu como candidato. A presença do ex-presidente, no entanto, não indica desrespeito à decisão da Justiça Eleitoral, que na noite de sexta-feira negou a candidatura de Lula e restringiu sua aparição nos programas. 

Os ministros definiram que as peças publicitárias finalizadas para o fim de semana podem ser transmitidas levando em conta que o partido não teria tempo para refazê-las. 

Ainda assim, os advogados eleitorais de Lula afirmaram, sobre a decisão do plenário do TSE, que ainda não está claro o que foi expressamente vetado na propaganda eleitoral. Na programa exibido em televisão, Lula não aparece como candidato, mas em manifestações e em um curto vídeo onde fala sobre a situação do Brasil, gravado antes de sua prisão em abril

O até agora vice de Lula e seu provável substituto na cabeça da chapa, Fernando Haddad, tomou o maior espaço do vídeo,  e jurou aos eleitores que irá lutar pela candidatura e o legado do ex-presidente. 

 Leia também: Primeiro a votar no TSE, Barroso nega candidatura de Lula

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar