Política

PSOL vai à PGR e pede o impeachment de Ernesto Araújo

O povo anseia por vacinação, mas o chanceler conduz o País a um total isolamento e ataca esforços de cooperação internacional, diz a sigla

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou a Procuradoria-Geral da República contra o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. A sigla o acusa de cometer crime de responsabilidade e defende o seu impeachment.

O partido sustenta que, enquanto a população anseia por um programa de vacinação em massa, o chanceler conduz o País a um total isolamento, “atacando esforços de cooperação internacional multilateral de enfrentamento à pandemia e prejudicando relações bilaterais fundamentais para a compra e produção de vacinas”.

O PSOL cita, por exemplo, violentos ataques de Araújo à Organização Mundial da Saúde e à China. “Na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a cruzada contra o multilateralismo de Araújo também se manifesta. Em abril de 2020, o Brasil esteve entre os poucos países que não participaram da adoção de uma resolução, apoiada por 179 países, demandando uma ação global para acelerar rapidamente o desenvolvimento, a produção e o acesso a remédios, vacinas e equipamentos médicos frente ao novo coronavírus”, diz trecho do documento.

“Cumpre ressaltar que Ministro não apenas tem mentido e disseminado informações falsas acerca da pandemia, como conduz a política externa brasileira ao desastre por pautá-la a partir de teorias conspiratórias contra o ‘globalismo’ e o ‘ComunaVírus’, argumenta o PSOL.

A representação do partido também cita a disseminação de notícias falsas por parte do chanceler sobre o combate à Covid-19 no Brasil, como, por exemplo, a de que o Supremo Tribunal Federal teria retirado o poder do governo federal e dado total autonomia a estados e municípios. Essa afirmação mentirosa é recorrente no bolsonarismo.

“Resta inequívoco, portanto, tendo em vista que a verdade, a ética e a moralidade devem caminhar juntas no modus operandi do agente administrativo, que o Ministro Ernesto Araújo, ao mentir sobre questões de saúde e ciência – apenas para adequar a realidade aos seus conceitos ideológicos – violou o princípio administrativo da moralidade”, critica o PSOL.

Entre as medidas demandadas pela sigla à PGR estão uma investigação contra Araújo por crime de responsabilidade, a “avaliação de medidas urgentes no sentido de afastar” o chanceler do cargo e “a devida abertura do processo de impedimento perante o Supremo Tribunal Federal pelos crimes de responsabilidade puníveis com impeachment”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo