Presidente em exercício, Davi Alcolumbre anuncia MP para limpar praias do Nordeste

Parlamentar também anunciou que irá assinar um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso a 60 mil pescadores

Acompanhado de outros senadores e do ministro Ricardo Salles, Davi Alcolumbre visita praia no Nordeste afetada por vazamento de óleo - Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Acompanhado de outros senadores e do ministro Ricardo Salles, Davi Alcolumbre visita praia no Nordeste afetada por vazamento de óleo - Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Política

O presidente da República em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou nesta quinta-feira 24, durante visita ao Nordeste, que pretende editar uma medida provisória (MP) para ajudar a mitigar os danos ambientais na região com mais agilidade. Além disso, o parlamentar do Amapá anunciou que irá assinar um decreto presidencial estendendo por mais dois meses o seguro-defeso a 60 mil pescadores afetados pelo vazamento de óleo, um dos maiores desastres ambientais da história do país.

As medidas, segundo ele, permitirão aos municípios e estados contratarem mais trabalhadores, a fim de dar continuidade à retirada dos rejeitos de óleo das praias, além de ajudar a fortalecer a cadeia produtiva.

“Esse drama que vivemos é um caso único, de proporções inimagináveis, mas nossa estada como presidente em exercício, acompanhado de todas as autoridades aqui, significa a preocupação do governo central sobre o que fazer para diminuirmos os danos. Nossa vinda é um gesto político e institucional com o Nordeste brasileiro, de reconhecimento a essa região, a sua capacidade de desenvolvimento econômico, e com o nosso país”, disse.

Acompanhado de uma comitiva de senadores e do ministro Ricardo Salles, o atual presidente do Senado está em viagem pelo Nordeste para acompanhar os trabalhos de retirada do óleo, que atinge várias praias de todos os estados da região. Ele ocupa a presidência da República até a próxima sexta-feira 25, substituindo o presidente Jair Bolsonaro, que encontra-se em viagem pelo Oriente, e o vice Hamilton Mourão, que está no Peru.

*Com informações da Agência Senado

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem