Política

Presidente do TRF-3 nega recurso contra divulgação de exames de Bolsonaro

Ao analisar outro recurso da União, a desembargadora plantonista Mônica Nobre decidiu suspender a divulgação dos papéis por cinco dias

Bolsonaro tosse após discursar em ato em Brasília. Foto: Sergio LIMA/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargador Mairan Maia, negou no sábado 2 um segundo recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a divulgação dos exames feitos pelo Jair Bolsonaro para verificar possível contaminação por coronavírus. se foi contaminado ou não pelo novo coronavírus.

“Não se trata de personalíssimo direito à manutenção da privacidade dos resultados dos exames, senão de informação que se reveste de interesse público acerca do diagnóstico da contaminação ou não pelo Covid-19”, concluiu o presidente, em sua decisão.

Maia negou o pedido para derrubar a decisão da Justiça Federal de São Paulo, que havia determinado a divulgação dos papéis em um prazo de 48 horas.

Antes do entendimento do desembargador, no entanto, a desembargadora plantonista Mônica Nobre, do mesmo tribunal, decidiu em sentido diferente, ao analisar outro recurso da União. Ela decidiu suspender a divulgação dos papéis pelo prazo de cinco dias.

A AGU informou à reportagem do Estado de S. Paulo que o entendimento do presidente do tribunal “não altera a decisão que desobrigou a União de fornecer os laudos ainda no sábado e estabeleceu prazo de 5 dias para que o relator da ação no TRF-3 analise o caso”.

O jornal O Estado de S. Paulo decidiu entrar na Justiça para cobrar a divulgação dos resultados dos exames do presidente Jair Bolsonaro após diversas tentativas e negativas por parte dele. Bolsonaro chegou a declarar à imprensa que se sentiria violado caso tivesse que publicar os resultados. Dias depois, chegou a dizer que talvez tenha sido contaminado. “Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado, talvez, talvez, e nem senti”, assumiu o presidente em entrevista à Rádio Guaíba, na sexta-feira 1.

Descumprindo as orientações sanitárias para evitar aglomerações, evitar contato físico e utilizar máscara, o presidente Jair Bolsonaro segue incentivando aglomerações pelo País.

No sábado 2, visitou um posto de gasolina às margens da BR-040, perto da cidade goiana de Cristalina, cumprimentou pessoas e posou para fotos. Embora estivesse utilizando máscara, em alguns momentos o presidente a puxou para baixo, deixando descobertos nariz e boca, o que também contraria as recomendações sanitárias para evitar a proliferação do vírus. O presidente também foi visto levando uma das mãos ao nariz e, depois, cumprimentando apoiadores. A ação (de levar as mãos ao rosto) é uma das principais formas de contrair e espalhar a doença.

Bolsonaro também voltou a defender o fim do isolamento social.  “Vamos tomar cuidado e usar máscara”, afirmou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo