Política

Presidente de Portugal responde a Bolsonaro após cancelamento de encontro

“Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não”, disse Marcelo Rebelo

Fotos: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo do Sousa, se manifestou após Jair Bolsonaro (PL) desmarcar um encontro entre os dois previsto para a próxima segunda-feira 4, em Brasília.

“Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação. Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal”, disse Rebelo.

Segundo informação do colunista do G1, Valdo Cruz, Bolsonaro teria imposto uma retaliação a Rebelo após o presidente português agendar encontro com o pré-candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva. 

O português afirmou que entende a posição política de Bolsonaro e apontou que os dois países entendem de forma distinta o conflito na Ucrânia. 

“Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. (Se) Não é possível, ninguém morre”, comentou ele.

O presidente português pretende se encontrar tanto com Lula, quanto com os ex-presidentes Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. 

“As relações entre Portugal e Brasil são entre povos”, conclui Rebelo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo