Justiça

PGR quer depoimento de ex-presidente da Petrobras sobre mensagens que ‘incriminariam’ Bolsonaro

O pedido apresentado ao STF também envolve o ex-presidente do Banco do Brasil Rubem Novaes

Roberto Castello Branco. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a tomada de depoimento do ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco. A solicitação ocorreu nesta segunda-feira 4 e busca esclarecer possíveis interferências de Jair Bolsonaro (PL) na empresa.

O pedido se baseia em uma troca de mensagens entre Castello Branco e o ex-presidente do Banco do Brasil Rubem Novaes em um grupo privado. Na conversa, Castello Branco disse ter devolvido um celular à Petrobras com mensagens que poderiam incriminar Bolsonaro. Novaes também teve seu nome incluído na lista de pedidos de depoimentos.

Após a revelação do diálogo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) procurou o STF para que uma investigação fosse aberta. O tribunal, por sua vez, cobrou que a PGR se manifestasse sobre o caso. Ao que Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral, respondeu:

“Os elementos apresentados até o presente momento não comportam convicção ministerial suficiente para a instauração da investigação pleiteada. Todavia, o diálogo mantido e de teor não negado pelos interlocutores suscita maiores esclarecimentos que podem nortear providências investigativas não açodadas ou temerárias.”

A intenção da PGR com o depoimento é esclarecer pontos levantados pelo diálogo de Castello Branco e Novaes, em especial quais crimes teriam sido cometidos por Bolsonaro.

Ela também quer compreender em quais trechos da conversa estariam as comprovações destes crimes e esclarecer datas e circunstâncias das mensagens trocadas. A intenção também é entender os motivos do ex-chefe da Petrobras para não ter denunciado os supostos crimes às autoridades competentes.

Já Novaes terá de esclarecer o contexto e os detalhes da troca de mensagens que citam os supostos crimes, além de apresentar o histórico de conversas com Castello Branco.

Confira a íntegra da manifestação da PGR:

pgr-oitiva-castello-branco-rubem-novaes

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo