Política

PGR pede que Daniel Silveira volte para a prisão por violar tornozeleira eletrônica

A decisão cabe ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que não tem prazo para se manifestar

O deputado federal Daniel Silveira. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Procuradoria Geral da República se manifestou a favor de que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) réu no inquérito dos atos antidemocráticos, volte para a prisão por violar o uso da tornozeleira eletrônica. A manifestação da PGR foi feita na noite da sexta-feira 4.

A decisão cabe ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que não tem prazo para se manifestar.

O deputado foi preso em fevereiro após publicar um vídeo que fazia apologia ao AI-5, instrumento de repressão da ditadura militar, e também pedir a destituição de ministros do STF. Desde março, no entanto, Silveira se encontra em regime domiciliar.

Além de usar a tornozeleira, o deputado fica proibido de receber visitas sem prévia autorização judicial; de ter contato com investigados nos inquéritos em tramitação no Supremo que apuram a organização de atos antidemocráticos e a divulgação de conteúdo falso, as chamadas “fake news”; de ter acesso a redes sociais diretamente ou por meio de sua assessoria; e conceder entrevistas sem prévia autorização judicial. Silveria teve celulares e um notebook apreendidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo