CartaExpressa

PF investiga suposta interferência em operação que prendeu Milton Ribeiro

Ex-ministro da Educação e pastores lobistas foram presos na quarta-feira 22 e soltos hoje

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal investigará uma suposta interferência nas atividades das Operação Acesso Pago, que prendeu o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e pastores ligados ao esquema de corrupção envolvendo liberação de verbas do FNDE. 

“Considerando boatos de possível interferência na execução da Operação Acesso Pago e objetivando garantir a autonomia e a independência funcional do Delegado de Polícia Federal, conforme garante a Lei nº 12.830/2013, informamos que foi determinada a instauração de procedimento apuratório para verificar a eventual ocorrência de interferência, buscando o total esclarecimento dos fatos”, informou a corporação, em nota divulgada nesta quinta-feira 23. 

A nota não esclarece, contudo, sob quais circunstâncias possa ter havido a interferência. 

Segundo apuração da Folha de S. Paulo, o delegado que conduz as investigações, Bruno Calandrini, afirmou em mensagem que a as apurações foram “prejudicadas” em razão de tratamento privilegiado a aliado do presidente Jair Bolsonaro e interferência na cúpula da corporação. 

O delegado teria dito que não teve “autonomia investigativa para conduzir o inquérito deste caso com independência e segurança institucional”.

“O deslocamento de Milton para a carceragem da PF em SP é demonstração de interferência na condução da investigação, por isso, afirmo não ter autonomia investigativa e administrativa para conduzir o inquérito policial deste caso com independência e segurança institucional”, diz trecho da mensagem. 

A prisão preventiva do ex-ministro e dos pastores apontados como lobistas foi derrubada por uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª região. 

O ex-chefe da Pasta é acusado de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influências.

Pastores negociavam com prefeitos a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do MEC. Eles teriam ligações com o presidente Jair Bolsonaro, que teria pedido para o ex-ministro que beneficiasse “os amigos dos pastores”. 

O ex-capitão, que quando eclodiu o escândalo, disse colocar “a cara no fogo” pelo seu ministro, diz agora que Milton Ribeiro é responsável pelos seus atos e que,  na se a polícia o prendeu, foi porque tinha motivos para isso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar