Política

PF indica nova investigação sobre campanha de ministro do Turismo

Se o pedido for aceito, Marcelo Álvaro Antonio será o foco principal e seu caso seguirá separado de outras análises sobre o laranjal do PSL

Marcelo Álvaro Antônio é suspeito de falsidade ideológica eleitoral e associação criminosa. (Foto: Roberto Castro/MTUR)
Apoie Siga-nos no

O caso sobre as candidaturas laranjas do PSL ganhou uma nova fase. Agora, a Polícia Federal defende a abertura de uma nova investigação sobre o caso, mais especificamente sobre a candidatura do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Se for aceita a nova investigação, Marcelo será o foco principal e seu caso seguirá separado de outras análises. Segundo revelou o jornal Folha de S.Paulo no domingo 6, um depoimento de um ex-assessor e planilhas apreendidas pela Polícia Federal sugerem que dinheiro do esquema de candidaturas de fachada do PSL em Minas Gerais foi desviado para abastecer, por meio de caixa 2, campanhas do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Turismo.

Os casos estão nos autos e foram enviados para o Ministério Público, que é quem vai decidir se abre a nova apuração. O promotor Fernando Ferreira Abreu já confirmou que haverá novas investigações, mas não deu detalhes.

O Ministério Público estadual de Minas Gerais apresentou denúncia, na última sexta-feira 4, contra o ministro do Turismo por envolvimento no esquema de laranjas no partido do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a lei, cada partido é obrigado a garantir, no mínimo, 30% de candidatas do sexo feminino. As legendas recebem recursos exclusivos para estas candidaturas. Para a PF, a sigla apresentava as candidatas sem o objetivo de que fossem eleitas, com o propósito apenas de obter os fundos destinados a estas candidaturas.

Bolsonaro já anunciou que Marcelo continua no cargo até que se encerrem as investigações.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo