Política

Percepção de não-combate à corrupção por Bolsonaro chega a 45%

Dados da pesquisa Exame/Idea mostram que maioria ouviu sobre investigações envolvendo a Covaxin. Rejeição a Bolsonaro chega a 54%

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O governo do presidente Jair Bolsonaro não combate a corrupção para 45% dos brasileiros entrevistados na mais recente edição da pesquisa Exame/IDEA, publicada nesta sexta-feira 2.

Outros 28% concordaram com a afirmação que o governo combatia a corrupção, enquanto 27% não escolheram nenhuma das opções.

Para Maurício Moura, fundador do IDEA, “houve uma mudança de percepção em relação ao combate à corrupção por parte do governo”.

“Ao menos 20% dos entrevistados mudaram de percepção sobre a corrupção no governo na última semana”, afirma.

A mudança está atrelada às investigações da CPI da Covid acerca de pressões pela compra da vacina Covaxin e denúncia de pedido de propina em uma negociação envolvendo doses da AstraZeneca. Entre os entrevistados, 67% afirmaram terem ouvido falar sobre as apurações envolvendo a Covaxin.

A pesquisa também trouxe novos dados de popularidade da gestão e do presidente. A rejeição ao governo Bolsonaro foi alta: 54% o classificaram como ruim ou péssimo, enquanto 23% acreditam que ele seja ótimo ou bom, e 21% o encaram como regular. Outros 3% não souberam responder.

Já na maneira como Bolsonaro lida com seu trabalho como presidente, 51% o desaprovam, 24% aprovam e 22% não souberam avaliá-lo.

Confira a íntegra da pesquisa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar