CartaExpressa

Parlamentares do PSDB indicaram pelo menos R$ 483 milhões do orçamento secreto, diz jornal

De 22 deputados, 19 declararam ter apadrinhado emendas de relator. No Senado, aparecem dois nomes beneficiados

Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Deputados e senadores do PSDB indicaram pelo menos 483 milhões de reais do orçamento secreto. Quase a totalidade da bancada do partido na Câmara apadrinhou os recursos, segundo um levantamento realizado pela Folha de S.Paulo com base nos dados encaminhados pelos parlamentares ao Supremo Tribunal Federal.

O valor, no entanto, pode ser ainda maior, já que alguns tucanos não informaram quanto receberam e outros não responderam à solicitação do STF. Nem todos os valores foram efetivamente pagos e alguns sequer tiveram empenho.

De 22 deputados, 19 declararam ter recebido emendas de relator, com destaque para Ruy Carneiro (PSDB-PB), com 76 milhões de reais; Carlos Sampaio (PSDB-SP), com 39,5 milhões; e Bia Cavassa (PSDB-MS), suplente que exerceu mandato, com 37,2 milhões.

No Senado, aparecem dois nomes: Mara Gabrilli (PSDB-SP), com 20 milhões de reais, e Plínio Valério (PSDB-AM), com 81,6 milhões.

|

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo