Política

Paraná Pesquisas: Na Bahia, ACM Neto lidera com folga

O ex-prefeito de Salvador aparece com 53,5%, podendo vencer em primeiro turno; Jerônimo Rodrigues (PT) tem 18,2%

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Foto: Valter Pontes/SECOM
Apoie Siga-nos no

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) tem 53,5% das intenções de voto entre os eleitores da Bahia, reunindo chances de vencer a disputa para o governo do estado ainda no primeiro turno. Os dados são da nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas no estado, divulgado nesta terça-feira 16.

Em segundo lugar no levantamento está Jerônimo Rodrigues (PT), que soma 18,2% da preferência dos eleitores baianos. O ex-ministro bolsonarista João Roma (PL), por sua vez, tem apenas 11,1% das intenções de voto. Nenhum outro nome soma mais do que 1%, de acordo com o instituto.

O levantamento traz ainda ACM Neto na dianteira do levantamento espontâneo e sendo o candidato com o menor índice de rejeição entre os monitorados. Ao todo, o ex-prefeito tem 24,8% de eleitores que não votariam nele sob nenhuma hipótese, ante 35,9% de Rodrigues e 37,8% de Roma.

Otto Alencar é o favorito para o Senado

Otto Alencar (PSD) é o favorito dos eleitores da Bahia para ocupar o cargo de senador pelo estado em 2023. Ao todo, segundo o Paraná Pesquisas, o senador que busca reeleição tem 32,2% de preferência dos eleitores. Cacá Leão (PP) e Doutora Raissa Soares (PL) estão tecnicamente empatados, com 13,7% e 13,5%, respectivamente. Nenhum outro nome soma mais do que dois dígitos.

Alencar também aparece na frente em menções espontâneas, quando reúne 7,3% das intenções de voto. Raissa Soares, neste caso, é a segunda colocada, com 3,2% das menções. Leão aparece com apenas 1,8%. Há ainda 0.4% de indicações dos eleitores a Jaques Wagner (PT).

A pesquisa desta terça ouviu presencialmente 1.640 eleitores da Bahia entre os dias 11 a 15 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é o BA-05896/2022.

Confira a íntegra do levantamento:

Midia_BA-Estadual

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo