Política

Para Bolsonaro, brasileiros não confiam no sistema eleitoral do país

Presidente da República reforçou acusação de fraude nas eleições presidenciais de 2018

O presidente Jair Bolsonaro se estressou com pergunta de jornalista em Miami: "Não faça essa baixaria que a imprensa faz comigo". Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro voltou a levantar dúvidas sobre a lisura dos processos eleitorais brasileiros, durante coletiva de imprensa em Miami, nos Estados Unidos. Na segunda-feira 9, Bolsonaro havia dito que tem provas de que as eleições presidenciais de 2018 foram fraudadas e afirmou que, na verdade, sua vitória ocorreu no 1º turno.

Perguntado se apresentará documentos comprobatórios, o presidente respondeu, nesta terça-feira 10, que a desconfiança sobre o resultado das eleições é generalizada no país. “Eu quero que você me ache um brasileiro que confie no sistema eleitoral brasileiro”, disse ele, sem declarar se vai provar sua acusação.

Em seguida, Bolsonaro se irritou ao ser questionado se não confia no trabalho da Justiça Eleitoral. “Não é na Justiça, não deturpe as minhas palavras, tá ok? Não façam essa baixaria que a imprensa faz sempre comigo. Não é a Justiça”, rebateu.

Livre comércio

Bolsonaro chegou aos Estados Unidos no sábado 7 e se encontrou com o presidente americano Donald Trump. Segundo ele, houve uma conversa entre os dois para dar início a um acordo de livre comércio.

“Foi dado o primeiro passo, conversamos no sábado com o presidente Trump. Discutimos questões pontuais que não é interesse do americano, questão do etanol, carne de porco. Eu pedi para ele que deixássemos as questões pontuais e discutíssemos de forma mais ampla. Ele concordou e, então, nossas assessorias vão discutir um livre comércio mais amplo com os Estados Unidos”, relatou o presidente, na coletiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo