Política

“Os inimigos de dentro são os mais terríveis”, diz Bolsonaro

Em cerimônia de parceria naval entre Brasil e França, Bolsonaro condenou adversários internos e disse que vencerá inimigos ‘de fora’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e o presidente Jair Bolsonaro (PSL), em cerimônia no município de Itaguaí. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que seus adversários políticos no Brasil são piores que os de outros países. A declaração ocorreu na cerimônia de integração do submarino Humaitá, nesta sexta-feira 11, no município de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro.

Em discurso, Bolsonaro afirmou que seu partido “é o Brasil” e condenou os inimigos que enfrenta dentro do país.

“Como político, digo a vocês: o nosso partido é o Brasil. Temos inimigos dentro e fora do Brasil. Os de dentro são os mais terríveis. Os de fora, nós venceremos com tecnologia, disposição e meios de dissuasão”, declarou.

O presidente também exaltou o discurso que fez na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em defesa do que ele chamou de “soberania do país sobre a Amazônia”.

“Há pouco tempo, quando o Brasil sofria um ataque sobre a dúvida da nossa soberania da Amazônia, eu tive a grata satisfação de, em nome do Brasil, na ONU, falar para todo o mundo que a Amazônia é nossa e a Amazônia é patrimônio do Brasil”, disse.

A solenidade marca uma nova etapa da construção do submarino Humaitá, a segunda das quatro embarcações convencionais do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). O Prosub faz parte da Estratégia de Defesa Nacional, lançada em 2008, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A iniciativa tem o objetivo de investir na força naval brasileira com a construção de quatro submarinos convencionais, somando-se a cinco já existentes, além da inauguração do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

O programa é fruto de um acordo de transferência de tecnologia entre o Brasil e a França. O primeiro submarino convencional do projeto foi lançado ao mar em dezembro de 2018, ainda no governo de Michel Temer (MDB).

A cerimônia também contou com a participação do presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), André Portalis, que comanda uma empresa formada pela companhia francesa Naval Group e a construtora Odebrecht. Em 2019, a ICN completou dez anos de atividades no Brasil.

Também compareceram ao evento o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar