Política

Orçamento dos colégios militares não sofrerá cortes, diz governo

Porta-voz do governo declarou que, diferente de universidades e IFs, os colégios militares gozam da autonomia financeira das Forças Armadas

Comemoração dos dos 130 anos do Colégio Militar do Rio (Foto: Fernando Frazão/EBC)
Apoie Siga-nos no

A tesourada no orçamento das universidades e institutos federais, anunciada pelo Ministério da Educação, não chegará aos colégios militares. A informação foi repassada pelo porta-voz da presidência Otávio Rêgo Barros, em coletiva na noite de segunda-feira 6.

O orçamento de todas as universidades e dos institutos federais encolherá 30% a partir do próximo semestre. O corte atinge despesas como água, luz, telefone, insumos para pesquisa e funcionários terceirizados. Algumas instituições, como a Universidade Federal do Paraná, podem parar já nos próximos meses.

Barros declarou que, diferente dessa instituições, os colégios militares gozam da autonomia financeira das Forças Armadas — e por isso não serão atingidos. “A Força Nacional tem autonomia na definição das prioridades dos recursos orçamentários das suas organizações”, justificou.

O porta-voz também defendeu a medida, dizendo tratar-se de uma ‘reestruturação’, e não de um corte. Segundo ele, a medida é vista pelo presidente Jair Bolsonaro como ‘inversão da pirâmide’: priorizar o ensino básico e fundamental em detrimento da educação superior. “Essa inversão vai ao encontro de suas propostas durante a campanha presidencial”, completou.

Bolsonaro durante comemorações dos 130 anos do Colégio Militar do Rio (Foto: Fernando Frazão/EBC)

A valorização dos colégios militares é uma das grandes bandeiras do governo, considerado modelo de ensino rígido e disciplina. Mas essas qualidades não são para todos. Estima-se que cada aluno militar custe aos cofres públicos três vezes mais que um estudante da rede pública. Há apenas treze colégios militares no Brasil — os colégios têm piscina, laboratórios, salas e professores bem remunerados. Filhos de militares têm prioridade na matrícula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo