Política

Oposição vai ao STF para anular sessão da CCJ que aprovou Previdência

Presidente da comissão ignorou pedido de REDE, PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL para suspensão da votação e motivou partidos a entrarem com ação

Apoie Siga-nos no

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, o parlamentar Alessandro Molon (Rede), afirmou nesta quarta-feira 24 que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo a anulação da sessão na CCJ da terça-feira 23, que aprovou a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro.

Fazem parte da ação os partidos de oposição REDE, PT, PDT, PSB, PCdoB e PSOL.

O parlamentar explicou a CartaCapital que o presidente da comissão, o deputado Felipe Francischini (PSL), não aceitou um requerimento que pedia a suspensão da matéria por 20 dias. O documento foi assinado por 1/5 dos deputados, como manda o artigo 114 da Constituição.

O deputado Alessandro Molon, líder da oposição na Câmara (Foto Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Os deputados que assinaram esse requerimento pediam a sustação da matéria com base no decreto do governo Bolsonaro de sigilo sobre os dados que embasaram a elaboração do projeto. O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu a liberação dos dados até a próxima quinta-feira 25.

Na sessão, os parlamentares pediam que fossem analisados os dados antes de acontecer a votação. Porém, Francischini alegou que algumas assinaturas do requerimento não estavam de acordo e anulou o pedido.

Com isso, a votação aconteceu e o projeto foi aprovado por 48 deputados contra 18. A matéria segue para uma comissão especial que vai analisar a proposta. Caso o STF entenda que houve irregularidade, o projeto volta à CCJ para uma nova votação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo