Política

Oposição vai ao CNJ contra apoio de cartórios a Aliança pelo Brasil

PT anunciou ação conjunta com PCdoB, PDT, PSB e PSOL para suspender atuação de cartórios em favor de criação do partido de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia de estreia do novo partido. Foto: Reprodução/Facebook
Apoie Siga-nos no

Cinco partidos da oposição protocolaram, nesta quarta-feira 15, um pedido de providências ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender, em todo o país, o que chama de “apoio ilegal” de Cartórios de Notas à filiação de membros do partido Aliança pelo Brasil, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro.

A solicitação é assinada pelos partidos PCdoB, PDT, PSB, PSOL e PT. As siglas devem requerer a apuração prática de improbidade administrativa, com o argumento de que os Cartórios de Notas são concessões públicas e não podem exercer atividades de natureza político-partidária.

Os partidos relatam que o Colégio Notarial do Brasil orientou todos os cartórios do país a fornecer fichas de filiação do partido de Bolsonaro a eleitores. A legenda aponta também que os cartórios foram orientados a receber e armazenar as fichas assinadas, com firmas reconhecidas, para serem entregues a um representante do Aliança.

As acusações se referem a instruções descritas no próprio site do partido de Bolsonaro. Na plataforma, a Aliança orienta que eleitores que desejam apoiar o partido preencham formulário com dados completos, tenham em mãos o título de eleitor, imprimam o documento e se dirijam ao Cartório de Notas.

“Reconheça firma da sua assinatura por autenticidade ou semelhança. Atenção: a maioria dos cartórios de notas estão coletando as fichas para depois entregar ao Responsável autorizado da Aliança pelo Brasil no seu estado ou cidade. Caso o cartório não queira ficar com a ficha, tudo bem, vá a uma agência dos Correios e encaminhe para nossa Caixa Postal”, diz o site.

A Aliança diz que precisa reunir 500 mil fichas de apoiamento para serem encaminhadas à Justiça Eleitoral. Estes formulários não representam filiação, afirma o site. No entanto, a ficha de apoiamento “é o primeiro passo” para criar o partido. Só depois será possível realizar os procedimentos de filiação.

Em nota, o PT classifica a relação com os Cartórios de Notas como “promíscua” e diz que a ligação é “escancarada” pelo partido Aliança em seu site.

“Não se pode ignorar o fato de que o partido político em que os notários estão atuando em favor possui peculiaridades que evidenciam a necessidade ainda maior de respeito à imparcialidade, podendo o seu favorecimento configurar como ato irregular que ofende a coisa pública”, sustentam as legendas no texto do pedido.

O documento afirma ainda que o documento requer uma inspeção no Cartório de Pituba, “que está participando da campanha aberta em conjunto com o partido Aliança pelo Brasil”.

Conforme divulgado pelo vereador de Salvador (BA), Cezar Leite, eleito pelo PSDB, o 12º Cartório de Notas de Pituba, na zona sul da capital baiana, teria disponibilizado 16 guichês para atender a população na terça-feira 14. Segundo ele, foram quase 1 mil fichas preenchidas em apenas uma manhã.

Em nota, o Colégio Notarial do Brasil alega que os cartórios estão “permanentemente envolvidos em grandes ações de interesse social”, como a realização de casamentos coletivos, regularizações fundiárias, mutirões para registros de nascimento e reconhecimento de paternidade.

“Essas ações requerem um grande trabalho de planejamento e orientação aos nossos associados. É o que estamos fazendo no que diz respeito ao atendimento dos apoiadores do partido Aliança pelo Brasil. Será o mesmo que faremos por qualquer outro, indiscriminadamente”, justifica.

O Colégio diz ainda que os cartórios “convivem com mitos e incompreensão” e que “tabeliães são agentes independentes e apartidários”, que prestam serviços públicos delegados pelo Estado “de forma imparcial”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo