Política

ONG denuncia interferência de Jair Bolsonaro no combate à corrupção

Transparência Internacional denunciou uma ‘crescente interferência política nas instituições anticorrupção por parte do presidente’

O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa / PR)
Apoie Siga-nos no

A ONG Transparência Internacional denunciou que o Brasil é vítima de “ingerência” por parte do presidente Jair Bolsonaro nos órgãos anticorrupção, conforme afirma em seu relatório anual publicado nesta quinta-feira 23.

Bolsonaro colocou durante sua campanha, em 2018, a luta contra a corrupção no centro de seu programa, mas o Brasil – lamenta a ONG – sofreu neste campo “uma série de contratempos legais e institucionais”.

A TI denunciou uma “crescente interferência política nas instituições anticorrupção por parte do presidente Bolsonaro”.

Também lamentou as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que complicam a luta contra a corrupção, como a anulação das delações premiadas. “A corrupção continua sendo um dos maiores obstáculos ao crescimento econômico e desenvolvimento social no Brasil”, afirmou a TI em seu relatório anual.

A Transparência Internacional classifica 180 países a cada ano de acordo com o nível de corrupção percebido no setor público. A classificação é liderada, como nos anos anteriores, pelos países nórdicos como os menos corruptos, com a Dinamarca em primeiro lugar e a Nova Zelândia em segundo. A Somália permanece na extremidade inferior, atrás do Iêmen, Síria e Sudão do Sul.

A ONG destaca a situação em Malta, marcada pelo assassinato em 2017 da jornalista Daphne Caruana Galizia, e indica que a ilha está “atolada em corrupção”. “Vários escândalos vinculados aos ‘Panama Papers’ também contribuem para o declínio de Malta na classificação”, explica a TI.

O ONG enfatiza, porém, que em Angola, que saiu de quatro décadas de ditadura, a luta contra a corrupção apresenta efeitos. A TI comemorou particularmente a demissão de Isabel dos Santos da companhia nacional de petróleo Sonangol.

Dos Santos, que foi proclamada a mulher mais rica da África pela revista americana Forbes em 2013, foi acusada segunda-feira 20 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) de desviar centenas de milhões de dólares em dinheiro público para contas pessoais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo