Política

‘O senhor não vai se entender só com Deus, mas com a gente também’, diz Onyx a deputado do ‘caso Covaxin’

O chefe da Secretaria-Geral da Presidência afirmou que ‘não há corrupção no governo’ e que Bolsonaro ‘bota os joelhos no chão’

Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, rebateu nesta quarta-feira 23, em pronunciamento no Palácio do Planalto, as acusações de fraude nas negociações do governo federal envolvendo a vacina Covaxin. A compra do imunizante indiano entrou na mira da CPI da Covid e do Ministério Público Federal.

De acordo com o ministro, não houve favorecimento a qualquer empresa, nem “sobrepreço ou compra alguma”.

“Este governo está no trigésimo mês sem nenhum caso de corrupção e assim continuará. Gostem ou não, somos muito diferentes deles”, disse Onyx. Ele fez duras críticas ao deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), irmão do servidor do Ministério da Saúde que depôs ao MPF e denunciou uma pressão para a compra da vacina indiana.

“Deputado Luís Miranda, Deus está vendo. Mas o senhor não vai só se entender com Deus, mas com a gente também. E vem mais. O senhor vai explicar e pagar pela irresponsabilidade, pelo mau-caratismo, pela denunciação caluniosa e pela produção de provas falsas”, afirmou Onyx.

No pronuncimanento, o ministro defendeu Jair Bolsonaro, a quem classificou como “um presidente que bota seu joelho no chão e tem Deus no coração”.

Em entrevista à CNN Brasil nesta quarta, Luís Miranda disse que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello estava ciente das possíveis irregularidades envolvendo superfaturamento de contratos da Covaxin, mas que não teria agido ativamente por ter “amor à vida”.

Ele tambem afirmou que o caso “é muito pior” do que se imagina. “É algo gravíssimo, estamos falando de bilhões e as pessoas talvez estejam dispostas a calar qualquer um que entre no caminho. Talvez o Pazuello tenha amor à sua vida e respeito à República. Porque um caso desses talvez dê uma balançada em toda estrutura”.

Miranda diz ter se encontrado com Bolsonaro para tratar diretamente do assunto e recebido a promessa de que tudo seria repassado à Polícia Federal.

Ao portal Metrópoles, o parlamentar declarou que encaminhou os alertas de um possível ato de corrupção a um secretário do presidente da República.

“Avise ao PR [presidente da República] que está rolando um esquema de corrupção pesado na aquisição das vacinas dentro do Ministério da Saúde. Tenho provas e as testemunhas. Sacanagem da porra… a pressão toda sobre o presidente e esses ‘FDPs’ roubando”, teria escrito o parlamentar às 12h55 do dia 20 de março. Como resposta, o auxiliar de Bolsonaro enviaria uma bandeira do Brasil.

Uma hora depois, Miranda teria insistido: “Não esquece de avisar o presidente. Depois, não quero ninguém dizendo que eu implodi a República. Já tem PF e o caralho no caso. Ele precisa saber e se antecipar”. Da mesma forma, a resposta viria com o símbolo nacional.

Segundo o Metrópoles, dois dias mais tarde, 22 de março, Miranda encaminhou documentos para o mesmo número do ajudante de ordens presidencial. “Meu irmão quer saber do presidente da República como agir”.

Nesta quarta, Onyx Lorenzoni ainda disse que Bolsonaro determinou que a Polícia Federal investigue os irmãos Miranda por denunciação caluniosa e fraude processual. Uma das linhas de defesa do governo é sustentar que o deputado e o servidor apresentaram uma nota fiscal falsa de uma subsidiária da Bharat Biotech, desenvolvedora da Covaxin. Onyx também destacou que só haveria pagamento pela vacina após a entrega das doses acordadas.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar