Política

‘O Brasil, na economia, está fazendo inveja para o mundo todo’, alega Bolsonaro

O ex-capitão evitou citar dados que apontam para o crescimento da fome no País

O presidente Jair Bolsonaro (PL) durante encontro com prefeitos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quarta-feira 17, que o cenário econômico brasileiro causa “inveja” a outros países, mas evitou citar dados que indicam o crescimento nos índices de fome sob seu governo.

“Hoje, vocês têm a certeza, porque os números bem demonstram por aí: o Brasil é um País que, realmente, na economia, está fazendo inveja para o mundo todo”, alegou o ex-capitão.

Bolsonaro mencionou o recente índice de deflação, o desemprego em queda, a redução nos preços dos combustíveis e a ampliação do Auxílio Brasil como justificativas para a sua declaração.

Porém, é exagerada a concepção de que o País está dando “inveja” à comunidade internacional.

No mês passado, as Nações Unidas mostraram que o Brasil tem mais de 60 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, enquanto entre 2014 e 2016 esse número era de 37 milhões.

O Banco Mundial anotou que “tendo diminuído substancialmente em 2020, as taxas de pobreza aumentaram acentuadamente assim que a assistência do governo minguou”.

À BBC, o membro da ONU Rafael Zavala, representante da agência para a alimentação e a agricultura, disse em junho que “não se priorizou o combate à fome” no Brasil.

De acordo com a Rede Penssan, o País tem 33 milhões de pessoas com fome. Já o Datafolha diz que uma a cada três pessoas não tem comida suficiente em casa. A Oxfam Brasil constatou um retrocesso “à década de 1990”.

Além disso, segundo a Fipe, a população mais pobre não percebeu a deflação. A instituição observou que o impacto do índice só chegou para um grupo com renda maior.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo